GRUPO DE APOIO VOLUNTÁRIO AOS ANIMAIS ABANDONADOS DE CAMPINAS-SP


>
Artigos

Um cão cansado é um cão feliz!

Um cão cansado é um cão feliz!
Um cão cansado é um cão feliz!

Ah que vida boa meu cachorro tem. Ele tem cama, ele tem comida, ele tem casa, ele tem um dono maravilhoso como eu... será????

Cachoro cansado é cachorro feliz !!. Claro que quando falamos de cachorro cansado estamos nos referindo a cansados física e mentalmente, de forma sadia, e não cansados de não fazer nada, cansados de ficar sozinho o dia todo, cansados dos mesmos brinquedos e passeios corridos e irregulares.

Se o seu cachorro estiver sendo exercitado e estimulado na medida certa, pode acreditar que você também será um dono feliz e muito mais satisfeito com a relação com o peludo.

Exercícios físicos trazem uma série de benefícios para nós e para nossos amigos de quatro patas: previne obesidade, deixa os músculos mais tonificados, fortes e bem definidos, aumenta a capacidade cardiovascular e respiratória, melhora a qualidade do sono, diminui as chances de doenças como certos tipos de câncer, melhora o humor, ajuda a relaxar e diminui estresse e ansiedade, fortalece os ossos e ainda ajuda a conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, humanos e caninos. Não é pouca coisa e isso nem é o começo!

A verdade é que a grande maioria dos cães não é exercitada regularmente e não recebe o tanto de atenção que precisam para se sentirem felizes. Costumamos ouvir dos donos que eles saem muito cedo para trabalhar e voltam muito tarde. Tem muitas obrigações e não conseguem ter tempo nem para eles mesmos. O cachorro acaba saindo uma vez por dia, rapidinho, para fazer um xixi e um cocô. Quando sai!

Os peludos costumam ficar o dia todo sozinhos, sem nada para fazer, sem ninguém para educá-los. Mesmo os que moram em casas com quintal se distraem muito pouco pois, se não forem motivados e orientados, os peludos vão ficar o dia todo deitados num canto, esperando uma oportunidade real de ação.

A consequência desta falta de atividade física e mental são os comportamentos destrutivos, o excesso de latidos e choros, as lambeduras compulsivas, o comportamento agitado e inquieto perto das pessoas, a falta de higiene (sim, falta de exercício tem impacto até a higiene do peludo), comportamento antisocial com outros cães e outras pessoas, agressividade, obesidade, diabetes, doenças degenerativas das articulações.

O que e como podemos fazer para tornar a atividade física mais fácil, segura e produtiva para você e seus peludos? Por onde começar?

Pra começar é preciso dar uma passada no veterinário. Não custa nada fazer um pequeno checkup no cachorrão e ficar com a consciencia tranquila de que ele pode começar um programa de exercícios. Filhotes, cadelas grávidas, cachorrros com mais de 7 anos, peludos que saíram recentemente de uma doença e cachorros obesos ou com problemas nas articulações merecem cuidados especiais e não é bom pegar pesado com eles.

Se o seu cachorro tem displasia coxo-femural (infelizmente uma condição muito comum nos peludos de raça de grande porte) converse com o veterinário para estabelecer um programa específico de exercícios para seu amigão.

Cachorros gordinhos sofrem muito mais desgaste nas articulações do que os magros. Nunca exercite seu cão logo depois dele se alimentar. Sempre espere algumas horas antes de colocar seu cão para correr para evitar o risco de ele ter uma torção gástrica. Aproveite para conversar com o seu veterinário a este respeito quando for fazer a consulta.

Se o seu peludo está entre as raças que precisam usar focinheiras para ir à rua, use somente aquelas que permitem que ele abra a boca para fazer a troca de calor, nunca as que fecham o focinho.

Nunca force seu cão a andar "só mais um pouquinho" quando ele demonstra sinais de cansaço e desconforto. Espere alguns minutos até ele se recuperar, ofereça um pouquinho de água e volte para casa. É importante ir condicionando-o fisicamente aos poucos. Sempre que voltar do passeio verifique as unhas e as patinhas para ver se não estão esfoladas, cortadas, ou sangrando.

 

Parceiros

CNPJ: 11.109.412/0001-80

Logica Digital