GRUPO DE APOIO VOLUNTÁRIO AOS ANIMAIS ABANDONADOS DE CAMPINAS-SP


>
Saiba tudo sobre a castração

A importância da castração

A superpopulação de cães e gatos abandonados nas ruas é um problema mundial. Estima-se que 75% da população de cães no mundo esteja nas ruas. A única maneira eficaz de alterar esta situação é a castração dos animais. E um proprietário responsável tem o dever de impedir a reprodução descontrolada de seu animal.

Segundo a WSPA, organização mundial de proteção animal, uma cadela em seis anos de vida reprodutiva pode gerar 100 descendentes, enquanto que uma gata em dois anos pode gerar 200 descendentes!

A castração é um método cirúrgico que consiste na retirada do útero/ovários da fêmea e dos testículos do macho,impedindo a procriação. É um procedimento muito seguro quando realizado por um médico veterinário experiente. O pós-operatório exige observação do animal, até completa cicatrização e remoção dos pontos.

Contamos com você! Una-se a essa causa justa, pois não podemos esquecer que os animais foram criados por Deus, e, portanto é da responsabilidade do homem o cuidado com os mesmos!!

Nas fêmeas, o ideal é que a cirurgia seja feita antes do primeiro cio e nos machos até os 10 meses, no entanto, animais adultos também devem ser castrados.

Vantagens Para os Machos

- Evitar fugas;
- Evitar que o animal fique "agarrando" nas pernas das pessoas em uma tentativa frustrada de acasalar;
- Evitar tumores nos testículos;
- Evitar demarcação territorial (urinar por todos os cantos);
- Evitar agressividade aumentada devido à excitação sexual.

Vantagens Para as Fêmeas

- Evitar tumores mamários;
- Evitar grave infecção uterina (piometra);
- Evitar gravidez psicológica e suas conseqüências como depressão e infecção das glândulas mamárias;
- Evitar o cio e, consequentemente, gravidez e aumento populacional de animais.

Mitos da castração

Obesidade: animais tendem a ficar obesos por excesso de alimentação e não por causa da castração. Se o dono limitar a quantidade de alimentação fornecida ao seu animal, este permanecerá com o peso ideal e muito saudável;

Mudança de comportamento: animais castrados não ficam mais lentos e preguiçosos. O animal só ficará mais letárgico e apático se ganhar muito peso. À medida ele envelhece, fica menos ativo e muitas pessoas associam este fato à castração.


Parceiros

CNPJ: 11.109.412/0001-80

Logica Digital